Olá pessoal, tudo bem? Hoje trouxe para vocês um vídeo que assisti na semana passada e que me deixou bem chocada. Logicamente que eu já sabia de todos os riscos da obesidade e que as crianças também sofrem dessa doença (sim, a obesidade é uma doença que não tem remédio e sim tratamento). Esse documentário trata da obesidade infantil no Brasil, mas de uma forma prática e direta, capaz de informar e chocar na medida certa. Vale muito a pena assistir, é chocante (infelizmente).
Emagrecendo com Reeducação Alimentar
O blog "Emagrecendo com Reeducação Alimentar", foi criado com o intuito de dividir com todos os leitores as minhas experiências de emagrecimento com a reeducação alimentar. Espero poder ajudar e incentivar várias pessoas que sofrem com a obesidade. Favor enviar suas dúvidas ou sugestões de temas para o e-mail: emagrecerreeducando@gmail.com, tentarei ajudar da melhor maneira possível.
sábado, 19 de outubro de 2013
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
- Dúvidas dos leitores
Olá meninas (os), FELIZMENTE o blog já começou com tudo e estou recebendo vários e-mail's com as dúvidas e sugestões de vocês (muito obrigada). Como eu não esperava receber tantos e-mail's em tão pouco tempo, resolvi criar a tag "Dúvidas dos leitores" que funcionará da seguinte forma: vou reunir todos os e-mail's que vocês me enviaram durante a semana e responder na tag "Dúvidas dos leitores" todas as segundas ou sextas-feiras. Continuem mandando os e-mail's para o emagrecerreeducando@gmail.com que vou responder todos ok? E nada mais justo do que fazer a estreia hoje não é mesmo?
Então para começar, selecionei alguns dos e-mail's que recebi hoje e vou tentar responder da melhor maneira possível.
A nossa primeira dúvida é da leitora Rosália Mendes de Diadema/SP. Ela nos enviou um e-mail dizendo que está fazendo uma dieta de sopas e gostaria de saber se pode comer qualquer tipo sopa de 3 em 3 horas.
Emagrecendo com Reeducação Alimentar responde: Rosália Mendes, primeiramente gostaria muito de agradecer o seu contato. E em resposta ao seu e-mail, EU particularmente, não sou muito a favor de uma pessoa ficar comendo o mesmo tipo de alimento todos os dias durante um certo período. Nosso corpo precisa de todos os grupos alimentares para um bom funcionamento. Já tive experiências com "dietas malucas" e não me dei muito bem (obviamente). Eu fiz a dieta do leite, onde eliminava cerca de 1kg por dia e após o término, acabei deixando tudo de lado e engordei os 4Kg que perdi e ainda "ganhei" mais 2 de brinde. Tome cuidado com "qualquer tipo de sopa", depende muito dos ingredientes que você vai utilizar, existem pessoas que colocam até creme de leite na sopa. Evite sopas enlatadas ou em pó pois contém altos níveis de sódio e evite também os temperos industrializados. Fique ligadinha aqui no blog que vou ensinar como fazer caldo de carne, de frango e de legumes. Fica uma delicia e é ótimo para temperar as sopas.
O Diego Sousa de Belo Horizonte/MG e uma outra pessoa que esqueceu de se identificar aqui nos comentários, perguntou se precisa realmente comer de 3 em 3 horas mesmo estando sem fome.
Emagrecendo com Reeducação Alimentar responde: Diego Sousa, muito obrigada pelo contato. É SIM, MUITO IMPORTANTE comer de 3 em 3 horas, mesmo estando sem fome. Quando deixamos para comer apenas na hora que sentimos muita fome, a tendência é comer muito mais do que realmente precisamos. Deixando de comer de 3 em 3 horas, nosso corpo armazena calorias para suportar os longos períodos de jejum. Essa energia será armazenada em forma de gordura, o que levará ao aumento de peso.
A Alice Maria de Realengo/RJ perguntou se devemos deixar de comer todos os alimentos que contém glúten.
Emagrecendo com Reeducação Alimentar responde: Aline, muito obrigada pelo contato. As pessoas que não tem intolerância ao glúten ou os levemente sensíveis, não precisam excluir o glúten da alimentação. Converse com seu nutricionista para elaborar um cardápio sem glúten ou com a diminuição, e faça um teste para ver como seu organismo reage. Eu sou a favor da redução do glúten ao invés da eliminação total.
A Simone Duarte de Rondônia disse no seu e-mail que está com dificuldade para reduzir a gordura abdominal e nos pediu dicas de alimentos e exercícios que possam auxiliar nessa missão.
Emagrecendo com Reeducação Alimentar responde: Simone, muito obrigada pelo contato. Em resposta ao seu e-mail, gostaria de te parabenizar por estar fazendo tudo certinho, é isso ai, o caminho é esse. Não existe fórmula mágica. Uma dica que posso te dar é sobre uma frutinha muito gostosa e pouco calórica que pode nos ajudar nessa missão.
laranja COM a "casca" branca. Não retire essa parte branca.
Isso mesmo, essa "casca" branca possui uma fibra (a pectina) que ajuda diretamente no combate da gordura abdominal e ajuda no funcionamento do intestino. A laranja é uma fruta com elevado teor de água e um baixo teor calórico. Além de ser rica em vitamina C, também constitui uma excelente fonte de ácido fólico, potássio e magnésio. Então COMA a laranja com essa casca branca pois ajuda muito. E continue fazendo exercícios pois só a reeducação alimentar/dieta deixa a barriga caída, com exercícios (de preferência os aeróbicos) ela fica mais muscular e vai voltando aos poucos. Explico isso melhor em outro post sobre flacidez.
Então é isso pessoal, espero ter ajudado todos vocês! Muito obrigada pelo contato e continuem mandando suas dúvidas e sugestões de temas.
Fiquem ligadinhos aqui no blog.
- Dicas para iniciar uma boa reeducação alimentar
*
Antes de iniciar qualquer processo de emagrecimento, é sempre MUITO IMPORTANTE
procurar um médico. Ele irá investigar (através de exames) os motivos do seu ganho
de peso. Ao contrário do que muitos pensam, nem todos os gordinhos (as) estão
assim por comerem muito, existem várias doenças que causam o aumento de peso, como
é o caso do hipotireoidismo, aparecimento
de tumor nas glândulas supra-renais, hipodonadismo, insulinoma
e até mesmo os transtornos emocionais incluindo a depressão e a ansiedade patológica. Então, primeiramente
procure um médico e faça todos os exames necessários e descubra se você sofre
com alguns desses problemas.
* Procure definir os horários para alimentar-se. Evite ficar longos períodos em jejum. O ideal é que tenhamos uma alimentação de 3 em 3 horas. Quando deixamos para comer apenas na hora que sentimos muita fome, a tendência é comer muito mais do que realmente precisamos. Deixando de comer de 3 em 3 horas, nosso corpo armazena calorias para suportar os longos períodos de jejum. Essa energia será armazenada em forma de gordura, o que levará ao aumento de peso. (você não quer isso né?)
Então não deixe de manter uma alimentação leve e saudável (não é para se entupir de comidas calóricas) a cada 3 horas, para que todas as suas funções vitais funcionem regularmente, fornecendo os nutrientes necessários para seu organismo trabalhar de maneira saudável e acelerar o metabolismo, evitando o acumulo de gordura e contribuindo para a queima calórica e perda de peso.
* Dê preferência aos alimentos integrais como pães, massas, arroz, biscoitos e torradas (versão integral ok?). Mas tenham cuidado ao compra-los, leiam SEMPRE os ingredientes do produto para confirmar se ele é realmente 100% integral. Alguns desses contém farinha branca, então tomem cuidado.
* Coma devagar e mastigando bem os alimentos. Este hábito estimula a produção de hormônios da saciedade, assim como reduz a produção de hormônios que aumentam a fome, contribui para uma boa digestão e ajuda a reduzir ou prevenir o acúmulo de gordura na região abdominal. A mastigação adequada facilita o trabalho do sistema digestório, evitando a distensão abdominal e a sensação de “estufamento” que podem favorecer o acúmulo de gorduras na região.
* Beba no mínimo 2 litros de água por dia (aproveitem, é de graça e faz um bem danado)
* Substitua o uso açúcar por adoçante, de preferência Sucralose ou Stévia 100% natural.
* Evite alimentos alimentos embutidos, frituras, refrigerantes, suco em pó e temperos industrializados.
* Evite o consumo em EXCESSO de doces, bebidas alcoólicas e sal (eu estou mandando você parar de comer isso? Não, eu estou pedindo que faça o uso com moderação).
* Procure fazer uma atividade física com regularidade, não adianta se matar na reeducação alimentar e ficar sentada (o) o dia inteiro. Se você for do tipo sedentária (o), comece com caminhadas leves (pelo amor de Deus, não saia por ai "pintando 7" e causando sérias lesões). Lembrando que é importante um bom tênis que amorteça os impactos.
* Procure definir os horários para alimentar-se. Evite ficar longos períodos em jejum. O ideal é que tenhamos uma alimentação de 3 em 3 horas. Quando deixamos para comer apenas na hora que sentimos muita fome, a tendência é comer muito mais do que realmente precisamos. Deixando de comer de 3 em 3 horas, nosso corpo armazena calorias para suportar os longos períodos de jejum. Essa energia será armazenada em forma de gordura, o que levará ao aumento de peso. (você não quer isso né?)
Então não deixe de manter uma alimentação leve e saudável (não é para se entupir de comidas calóricas) a cada 3 horas, para que todas as suas funções vitais funcionem regularmente, fornecendo os nutrientes necessários para seu organismo trabalhar de maneira saudável e acelerar o metabolismo, evitando o acumulo de gordura e contribuindo para a queima calórica e perda de peso.
* Dê preferência aos alimentos integrais como pães, massas, arroz, biscoitos e torradas (versão integral ok?). Mas tenham cuidado ao compra-los, leiam SEMPRE os ingredientes do produto para confirmar se ele é realmente 100% integral. Alguns desses contém farinha branca, então tomem cuidado.
* Coma devagar e mastigando bem os alimentos. Este hábito estimula a produção de hormônios da saciedade, assim como reduz a produção de hormônios que aumentam a fome, contribui para uma boa digestão e ajuda a reduzir ou prevenir o acúmulo de gordura na região abdominal. A mastigação adequada facilita o trabalho do sistema digestório, evitando a distensão abdominal e a sensação de “estufamento” que podem favorecer o acúmulo de gorduras na região.
* Beba no mínimo 2 litros de água por dia (aproveitem, é de graça e faz um bem danado)
* Substitua o uso açúcar por adoçante, de preferência Sucralose ou Stévia 100% natural.
* Evite alimentos alimentos embutidos, frituras, refrigerantes, suco em pó e temperos industrializados.
* Evite o consumo em EXCESSO de doces, bebidas alcoólicas e sal (eu estou mandando você parar de comer isso? Não, eu estou pedindo que faça o uso com moderação).
* Procure fazer uma atividade física com regularidade, não adianta se matar na reeducação alimentar e ficar sentada (o) o dia inteiro. Se você for do tipo sedentária (o), comece com caminhadas leves (pelo amor de Deus, não saia por ai "pintando 7" e causando sérias lesões). Lembrando que é importante um bom tênis que amorteça os impactos.
você não está participando da Stiletto Run em Berlim. Então escolha
um bom tênis e comece já suas atividades físicas.
Beijinhos e espero ter ajudado com algumas dicas. Lembrando que em caso de dúvidas ou sugestões de temas, é só enviar um e-mail para emagrecerreeducando@gmail.com que eu tentarei ajudar da melhor maneira possível.
Assinar:
Postagens (Atom)
.jpg)