sexta-feira, 18 de outubro de 2013

- Dicas para iniciar uma boa reeducação alimentar

* Antes de iniciar qualquer processo de emagrecimento, é sempre MUITO IMPORTANTE procurar um médico. Ele irá investigar (através de exames) os motivos do seu ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam, nem todos os gordinhos (as) estão assim por comerem muito, existem várias doenças que causam o aumento de peso, como é o caso do hipotireoidismo, aparecimento de tumor nas glândulas supra-renais, hipodonadismo, insulinoma e até mesmo os transtornos emocionais incluindo a depressão e a ansiedade patológica. Então, primeiramente procure um médico e faça todos os exames necessários e descubra se você sofre com alguns desses problemas. 

* Procure definir os horários para alimentar-se. Evite ficar longos períodos em jejum. O ideal é que tenhamos uma alimentação de 3 em 3 horas. Quando deixamos para comer apenas na hora que sentimos muita fome, a tendência é comer muito mais do que realmente precisamos. Deixando de comer de 3 em 3 horas, nosso corpo armazena calorias para suportar os longos períodos de jejum. Essa energia será armazenada em forma de gordura, o que levará ao aumento de peso. (você não quer isso né?)
Então não deixe de manter uma alimentação leve e saudável (não é para se entupir de comidas calóricas) a cada 3 horas, para que todas as suas funções vitais funcionem regularmente, fornecendo os nutrientes necessários para seu organismo trabalhar de maneira saudável e acelerar o metabolismo, evitando o acumulo de gordura e contribuindo para a queima calórica e perda de peso.

* Dê preferência aos alimentos integrais como pães, massas, arroz, biscoitos e torradas (versão integral ok?). Mas tenham cuidado ao compra-los, leiam SEMPRE os ingredientes do produto para confirmar se ele é realmente 100% integral. Alguns desses contém farinha branca, então tomem cuidado.

* Coma devagar e mastigando bem os alimentos. Este hábito estimula a produção de hormônios da saciedade, assim como reduz a produção de hormônios que aumentam a fome, contribui para uma boa digestão e ajuda a reduzir ou prevenir o acúmulo de gordura na região abdominal. A mastigação adequada facilita o trabalho do sistema digestório, evitando a distensão abdominal e a sensação de “estufamento” que podem favorecer o acúmulo de gorduras na região.

* Beba no mínimo 2 litros de água por dia (aproveitem, é de graça e faz um bem danado)

* Substitua o uso açúcar por adoçante, de preferência Sucralose ou Stévia 100% natural.

* Evite alimentos alimentos embutidos, frituras, refrigerantes, suco em pó e temperos industrializados.

* Evite o consumo em EXCESSO de doces, bebidas alcoólicas e sal (eu estou mandando você parar de comer isso? Não, eu estou pedindo que faça o uso com moderação).

* Procure fazer uma atividade física com regularidade, não adianta se matar na reeducação alimentar e ficar sentada (o) o dia inteiro. Se você for do tipo sedentária (o), comece com caminhadas leves (pelo amor de Deus, não saia por ai "pintando 7" e causando sérias lesões). Lembrando que é importante um bom tênis que amorteça os impactos. 

você não está participando da Stiletto Run em Berlim. Então escolha
 um bom tênis e comece já suas atividades físicas.

Beijinhos e espero ter ajudado com algumas dicas. Lembrando que em caso de dúvidas ou sugestões de temas, é só enviar um e-mail para emagrecerreeducando@gmail.com que eu tentarei ajudar da melhor maneira possível.

2 comentários:

  1. oi adorei as dica. estou muinto acima do meu peso e vou começar seguindo as suas dica. enciei um email para voces com um tema que eu queria ver aqui e alguma duvidas. beijos. nao parem de postar as coisas, vou olhar aqui todo dia

    ResponderExcluir
  2. Oi, boa sorte com o blog. Vou visitar todo dia. Tenho uma duvida. Se eu devo comer de 3/3h msm sem estar com fome. Bjos

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário: